sábado, 8 de setembro de 2012

Introdução a GML


GML – Aula 1.0
Por rafael3do


Nível da aula:
Iniciante.

Programa utilizado: Game Maker 8.


Conteúdo desta aula:
  • Conceito de variáveis;
  • Tipos de variáveis na GML;
  • Declaração de variáveis na GML;
  • Checando variáveis locais no modo debug.



Aulas de GML por rafael3do

  • Aula- Introdução as aulas, princípios da GML e lógica de programação.




Conceito de variáveis


As variáveis são um dos conceitos mais importantes da programação. Variáveis são como cápsulas, e como tais, armazenam conteúdos. A todos os momentos, em qualquer computador, variáveis estão sendo processadas. A importância das variáveis pode ser notada na própria definição de computação: entrada de um dado, processamento deste por algum algoritmo e, por fim, a saída do dado resultante. Para que o dado inserido possa ser trabalhado, ele deve ser guardado, e este trabalho é a função das variáveis.


Tipos de variáveis no Game Maker

As variáveis se dividem em tipos, conforme o tipo de dado que são capazes de armazenar. Em todas as linguagens de programação existem esses diferenciais, e dentro da GML não é diferente. Na GML há três tipos de variáveis, eis os três tipos: booleana, real e string.
  • Booleana: O dado primitivo da computação. Seus valores possíveis são dois: 0 e 1 (sendo comumente chamados de false e true). Embora primitivo, sua utilização é vital, basta analisar a sua função: determinar se uma sentença é verdadeira ou falsa. Basta pensar no seu teclado, se você aperta uma tecla, como a letra “A”, uma variável do tipo booleana é dada como 1 (true) para assim, o computador receber, em sua linguagem (conceitos trabalhados na aula 0.0), a confirmação que a tecla “A” foi pressionada, e assim executar todos os algoritmos ativos que usem referência à letra “A”. Como por exemplo, escrever a letra “A” em um editor de texto, ou executar uma magia em um RPG.
  • Real: Seu nome está relacionado à matemática. Real é o grupo de números que engloba os racionais e irracionais (sendo assim excluído o conjunto dos números complexos): razões, raízes, expoentes etc. Assim sendo, uma variável pode armazenar números reais, inclusive 0 e 1, quando estes são usados como valores reais e não definições de veracidade. Sua importância e aplicação são inúmeras, quando algo é desenhado na sua tela, possui coordenadas x e y (considerando-se que se trate de uma imagem bidimensional) e estas são definidas por valores reais armazenadas em variáveis do tipo real.
  • String: Este tipo de variáveis está direcionado ao armazenamento de caracteres do ASCII (não é necessário ao assunto, se quiser mais informações, consulte aqui), e só isso. Não há muito que se explicar, se você quer escrever o nome de personagem na tela de seu RPG, você usará uma string.



Declaração de variáveis na GML

Nossa primeira atuação fora da teoria. Uma vez que existem mais de um tipo de variável, estas precisam ser especificadas, contundo, sendo a GML uma linguagem de script, tudo é mais simples do que em linguagens como C ou Java. Para começarmos abra seu Game Maker, crie um objeto e nomeie-o como testes. Crie uma room e insira o objeto criado. Volte ao objeto e abra sua tela Object Properties. Clique em Add Event, então selecione Create, logo em seguida em Actions selecione a aba Control, e na divisória Code, arraste para Actions o ícone Execute Code:



Uma vez arrastado o ícone Execute Code para Actions, será aberta uma janela. Será nessa janela que digitaremos nossos primeiros algoritmos. Como disse, numa linguagem de programação você deve especificar qual dado será correspondente a qual variável, dizendo se variável x é real, booleana ou string. Mas o GML, sendo uma linguagem de script, não precisa dessa formalização, bastando somente declarar à variável e designar seu valor explicitamente.

Para criar uma variável basta seguir o padrão: “variável” = “valor da variável”. Como disse, na GML não é necessário especificar qual será o tipo de dado armazenado na variável, então segue os exemplos:

A declaração está entre os dois – (hífen)

  • - nome = “Jonathan”; – Essa variável é uma do tipo string, pois toda e qualquer caractere digitada entre “” (aspas) e dada como string.
  • - idade = 15; – Essa variável é uma do tipo real, pois uma vez que uma variável passa a receber um número sem “” (aspas), esta vira uma variável do tipo real.
  • - maior_de_idade = 0; - Essa variável é do tipo booleana, sendo neste caso uma booleana de valor 0 (falso).


Digitadas corretamente essas variáveis ficarão da seguinte forma:




Checando variáveis locais no modo debug

Agora vejamos se nossas variáveis foram devidamente declaradas. Clique em Run in Debug mode (F6) no barra de menus Run. Ao processar o jogo, na janela Debug Information, na barra de menus Tools, selecione Show Local Variables. Na tela que aparece a seguir digite “testes”. Na janela Local Variables for testes, você verá vários dados como x e y, estes não são mais nadas do que variáveis. Descendo a tela, as três últimas variáveis devem ser aquelas que criamos apresentando os valores que estipulamos:



Esta maneira de ver as variáveis de um objeto é extremamente útil em projetos, que uma vez não tenham uma representação gráfica de valores que estão sendo processados em suas variáveis. Para se saber as variáveis de um objeto, basta seguir o processo por nós desenvolvido e digitar o nome do objeto desejado.


Bem pessoal, aqui na madrugada parada e silenciosa dessa quinta-feira, digitei a segunda aula da minha sequência que pelo jeito ficará muito maior do que eu pensei (e bem mais demorado também). Mas vale a ideia: qualidade a frente de quantidade. Nessa aula eu comecei a explorar o mundo das variáveis que desejo explicar de forma o mais completa possível. Decidi também em meio as explicações de GML introduzir outras coisas do GM, como as propriedades do modo Debug, algo que creio ser interessante. Como estou fazendo esse tutorial tratando de muitos conceitos, qualquer erro que possa ter cometido, por favor reportem, assim posso melhorar a qualidade do tutorial. Até a próxima aula, na qual planejo explorar: uso de scripts e variáveis. Instância ficarão por alguma aula 1.x . Espero que tenham gostados pessoal, agora eu vou ver mais alguma coisa para fazer da minha madrugada.

2 comentários:

  1. Passa o link de sua página no face! Mt legal esse blog... Espero fazer um game noob ... Qualquer... Criar minha própria história... Espero q esse tuto me ajude!

    ResponderExcluir
  2. http://www.facebook.com/rafael.vieira.9404
    tem a da equipe 3do tbm
    http://www.facebook.com/pages/Equipe3do/158467760907645?ref=hl

    ResponderExcluir