USO
Esta linguagem de programação pode ser usada para criar jogos,programas,animações e aplicativos em geral. Bastando apenas um bom estudo e entendimento de suas características.
A GML(Game Maker Language) suporta vários itens de programação, tais como:
- O uso de variáveis
- O uso de funções pré-determinadas, como as de sin(x), seno, e cos(x), cosseno.
- O uso de funções determinadas pelo usuário, tanto as que retornam um valor quanto as que executam funções pré-determinadas(mover uma coisa, fechar a janela, mover a janela e etc.).
- O uso de variáveis pré-determinadas.
- A verificação de váriaveis pré-determinadas e only-read somente leitura. Por exemplo: A largura do monitor, que obviamente não pode ser alterada por código.
- A criação das próprias variáveis locais, ou seja, variáveis que pertencem somente a um objeto. Por exemplo: x e y, que determinam a posição do objeto no jogo.
- A criação de variáveis globais, que podem ser lidas por qualquer objeto sem a necessidade de escrever o nome do objeto que a iniciou. Váriaveis globais não declaradas devem ser escritas como "global.variável", enquanto as que forem declaradas pelo código "globalvar variável;" são escritas variável, sem a necessidade de global
- O uso de condicionais como
- if(condição) se a condição for verdadeira
- while(Condição) enquanto a condição for verdadeira
- do programa until(Condição) executar o programa, código, até condição for verdadeira
- for(1° variável=valor;condição;alteração na 2° variável) altera o valor da 1° váriavel; verifica se a condição é verdadeira; executa o código; altera o valor da 2° variável, o programador especifíca como; verifica a condição de novo. Isso se segue até que a condição seja FALSA. Diferente das outras condições esse loop só acaba quando a condição é falsa. A 1° e a 2° variável podem ser a mesma variável.
- Comentários no código de uma linha, usando //
- Comentários no código de várias linhas, começando em /* e terminado em */
- Chaves, { e }, para condicionais multilinha. Colocando uma chave de abertura, "{", no começo da condição e uma de fechamento, "}", no término da condição.
- O uso de constantes pré-determinadas, tais como:
- pi, o valor irracional mais famoso do mundo, vale 3,14159…
- true, verdadeiro, vale 1
- false, falso, vale 0
- O uso de constantes criadas pelo usuário.
A GML possui diversos itens para a criação de jogos. Entre eles:
- Funções para abrir e fechar arquivos. Usadas principalmente para salvar configurações de usuário ou jogos pré-gravados que poderão ser abertos posteriormente.
- Funções de desenho. Usadas para desenhar pontuações, número de vidas, retângulos, linhas, e outras figuras geométricas.
- Subrotina de multiplayer, multijogador, pela internet. Usadas para criar jogos ou servidores de jogos que possam transmitir dados sobre esses jogos pela internet.
- Funções de registro do Windows. Usadas somente por programadores que possuem conhecimento do que estam fazendo, pois, se usadas de forma errada podem danificar dados importantes do registro do Windows
- A GML é usada para criação de jogos. E como o nome já diz, jogos criado pelo Game Maker.
- Ela pode ser usada para criação de programas, embora seja destinada à criação de jogos.
- Ela é uma linguagem de programação flexível, pois pode carregar dlls que ampliam seu número de funções.
- Ela possui um compilador. Todos os códigos são compilados antes de serem executados pelo Game Maker.
- Ela é orientada a objetos.
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