sábado, 13 de maio de 2017

Ler um livro ou o arquivo em PDF?

                                

Hoje em dia se fala muito em ler pelos dispositivos moveis(smatphones, tablets, kindle entre outros aparelhos), mas qual que é melhor? Qual realmente deixa marcas do livro em sua mente? Qual o mais profundo? Qual deles você consegue se lembrar mais?
Diante dessas duvidas eu venho por meio desta postagem a apontar alguns tópicos e debates cujo o interesse de muitos pode ser suprido.

                         
Ler o livro físico:

Aspectos físicos.
Você consegue sentir o seu peso, volume, sentir o cheiro e um pouco do relevo das palavras.
Alguns estudos dizem que para melhor fixação do conhecimento e bom você ler em voz alta e acompanhar com os olhos as palavras e passando o dedo. Não digo que isso funcione dessa forma, mas e algo se pensar em forma de memorização.

Relação com o livro.
Pense que você pode guardar e ter ele pra sempre, se bem conservar, não necessita de uma bateria ou forma externa para que você possa ler.Alguns livros você gosta tanto que guarda com amor e carinho e se pergunta se aquela historia poderia ter um final diferente.

3° Foco ao ler.
Não há dentro do livro uma distração durante a sua leitura, claro que o mundo a volta pode te atrapalhar, mas o seu livro não avisa horário nem te manda mensagens durante a sua leitura.

4° Livros diferentes
Para cada tipo de livro tem suas características em suas letras, desenhos, capas e forma de leitura, para esclarecer esse fato de forma clara eu informo que alguns livros infantis, não tanto no Brasil, pois não tem tanto o costume de se ler para as crianças, mas em outros países tem livros popups que você vai lendo e puxando tirinhas para ver e contar a historia(interação). Um PDF é bem estático nessa parte. Livros de terror tendem a ter partes escritas como se fossem contadas pelos personagens da historia que estão vivendo aquele exato momento um exemplo: letras tortas e borradas como se fosse escritas com sangue.

Ambientes de leitura
Mesmo que você possa ler em todos os lugares a biblioteca é um ambiente de armazenagem e leitura silenciosa para os devidos fins que te levam a ter um foco maior sem que fatores externos atrapalhem a sua leitura, traz paz e segurança aos leitores.

Livros em mídias digitais
                              LIVROS DIGITAIS
Praticidade
Posso ler em qualquer lugar claro que posso necessitar de uma bateria se tiver o arquivo salvo no dispositivo, posso abrir ele em qualquer lugar e dispositivo que leia PDF, com ampla mobilidade.Posso abrir na pagina que parei com apenas um click, posso marcar alguma frase que gostei com marca texto digital.Posso ler no computador continuar a leitura no tablet depois pular para o Smartphone.

Custo baixo
Claro que tendo um dispositivo com leitor de PDF com tamanho adequado no valor de +/- R$500,00 posso baixar os arquivos e abrir sem ter que pagar valores caros pelos livros físicos.Posso adquirir uma biblioteca de livros de forma rápida e simples, posso possuir uma coletânea de livros maior que algumas instituições de ensino.

Leitura simples
Em alguns casos posso utilizar um leitor de livros digitais para que eu possa ir escutando o livro. No caso de alguns PDF'S posso optar por utilizar uma formatação padrão das letras e sem desenhos o que deixa o arquivo mais leve e para ler as letras não vou ter dificuldade já que posso aumentar ou diminuir.

Atingir um publico maior
Pense em um escritor que não tem apoio de uma editora, que tem algumas ideias boas, mas não possui recursos para publicar suas obras e o seu maior desejo e que todos possam ter o prazer de ler seus textos e se encantar com as personagens, o pdf tem a facilidade de atingir o mundo todo com o apertar de um botão.

Novo público

Pensa em pessoas que adoram ficar conectados em seus dispositivos, agora tente adaptá-los de forma amigável para a leitura de algum pdf, com algum leitor digital e tentar por meio deste que adquira o prazer pela leitura e já que o mesmo possui familiaridade com a nova tecnologia entrar no mundo dos livros digitais pode ser seu novo hobbie.


Considerações finais:
Esse texto foi digitado e elaborado por mim mesmo.
Em toda a postagem tentei ser neutro sem apoiar um ou o outro e reconheço que ambos tem suas vantagens e desvantagem, creio que o mais importante disso tudo e poder ler e aprender com os livros seja de forma digital ou física, a leitura em si só tem a engrandecer a nossa vida.
Qualquer duvida sugestão critica deixe nos comentários que responderemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário