domingo, 16 de fevereiro de 2014

Adeus Windows XP

Simplicidade era a maior característica do Windows XP e muito foi herdado do Windows 95, 98 e ME. Por conta disso, muitas funcionalidades desse sistema da Microsoft ainda são desejadas por diversos usuários. Você ainda lembra de alguma? Se não lembra o TechTudo vai listar para você algumas dessas funções, exclusivas do Windows XP que será descontinuado e deixará de receber atualizações no próximo 8 de abril.
Conheças as funções exclusivas do Windows XP que morreram com ele (Foto: Montagem/Edivaldo Brito)Conheças as funções exclusivas do Windows XP que morreram com ele (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Menu Iniciar clássico
O Menu Iniciar clássico começou no Windows 95 e sobreviveu por um tempo em seus sucessores. No Windows XP existia uma opção nas propriedades da barra de tarefas que permitia devolver o menu Iniciar clássico. Essa talvez tenha sido uma precaução da Microsoft para não enfurecer os fãs do visual tradicional do Windows, quando lançou o XP. 
Devolvendo o menu Iniciar clássico no Windows XP (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Devolvendo o menu Iniciar clássico no Windows XP (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
A verdade é que algumas pessoas ainda gostam de ter um menu Iniciar simples, que exibe apenas algumas opções fixas como a pesquisa e o submenu “Programas”. Infelizmente, para esses, o fim do menu Iniciar clássico começou no Windows XP e ele morreu nas versões posteriores. Como consolo restam apenas o aplicativos de terceiros que surgiram com o Windows 8 (que aliás, escondeu de vez o menu Iniciar) e que trazem até uma opção de colocar o tradicional menu Iniciar de volta à barra de tarefas.
Menu Iniciar clássico no Windows XP (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Menu Iniciar clássico no Windows XP (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Pesquisa
A pesquisa do Windows também começou a mudar bastante a partir do Windows XP. Ainda assim, o recurso funcionava de um jeito simples e ainda focado em discos locais. Nas versões posteriores, ele se tornou tão minimalista que escondeu os parâmetros que permitiam o usuários encontrar o que realmente queria.
Não que a atual pesquisa seja ruim, ela funciona bem, mas esconde do usuário muita coisa que ele poderia usar para facilitar a sua busca. Minimalismo é bom, mas quando oculta funcionalidades, ele infelizmente, atrapalha.
Pesquisa e seus parâmetros no Windows XP (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Pesquisa e seus parâmetros no Windows XP (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Painel de Controle simplificado
O Painel de Controle do Windows XP era simples (ao menos no modo de visualização clássico) e tudo estava visível na mesma janela. Nas versões mais recentes do Windows o Painel se tornou confuso e você demora para achar algo nele, mesmo que seu conteúdo seja organizado por categoria ou mostre todos os itens.
Com o fim do Windows XP, termina o tempo do Painel de Controle, no qual era possível encontrar o que se precisava, sem ter que procurar no meio de uma infinidade de ícones ou ter que ficar passando por mais de uma tela para acessar uma opção.
Painel de Controle com visual clássico no Windows XP (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Painel de Controle com visual clássico no Windows XP (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Menu Documentos
As versões atuais do Windows, que possuem o menu Iniciar, ainda exibem documentos a partir de um ícone da aplicação no menu. Mas o menu do XP possuía um item “Documentos” que mostrava todos os últimos arquivos acessados, independente do programa utilizado. Houve evolução? Depende muito do gosto do usuário, mas o importante é que essa função será extinta junto com o sistema.
Menu Documentos no Windows XP (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Menu Documentos no Windows XP (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Ajuda através de personagens animados
O Windows XP tentava fornecer ajuda para os usuários nas suas tarefas mostrando simpáticos personagens animados. Assim como a opção Documentos, essa função foi herdada de uma versão do Microsoft Office. Contudo, a funcionalidade não recebeu uma continuidade nas versões recentes do Windows, talvez por causa disso, tenha se tornado uma marca registrada do Windows XP.
Algumas funções tinham personagens animados com ajuda (Foto: Reprodução/Edivaldo)Algumas funções tinham personagens animados com ajuda (Foto: Reprodução/Edivaldo)
Mas, a verdadeira marca registrada do Windows XP é a combinação de fortes tons de verde e azul no desktop e suas respectivas janelas. Dessa característica, felizmente, poucos têm ou terão saudade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário