quinta-feira, 30 de maio de 2013

Tutorial: Programação em ActionScript

Tutorial: Programação em ActionScript

Vou começar a ensinar a programar em ActionScript aqui no blog. Fiquei pensando em publicar em outros lugares, mas vou postar aqui mesmo. Se tiver alguma dúvida, pode perguntar nos comentários ou então entra lá no Flashmasters.
O que você precisa saber 
Para começar a programar em ActionScript é necessário que você já saiba:
  • Conhecer a interface do Flash: como abrir painel, expandir, diminuir, etc
  • MovieClip, Graphic, Button: como criar, como aplicar, para que serve cada um.
  • Frames, keyframe, playhead, blank keyframe: como adicionar, para que serve cada um.
  • Tween Motion, Shape Motion
  • Layers, Layer Mask, Guide, Motion Guide
  • Saber usar as ferramentas de desenho do Flash
  • Painéis: Color, Swatches, Align, Transform, Scenes
Ou seja, que você já saiba usar a parte visual da ferramenta e fazer animações com Flash. Vou tentar ensinar como programar em ActionScript 2 e 3. Não precisa saber programar, vou ensinar isto aqui. 
Introdução
Se você  chegou aqui, provavelmente já ouviu falar ou sabe o que é ActionScript. O ActionScript é uma linguagem de programação desenvolvida inicialmente, para a plataforma do Adobe Flash Player. Foi inicialmente desenvolvida pela Macromedia, que foi comprada pela Adobe em 2005.  No início, a linguagem foi criada para produzir animações e efeitos usando vetores dentro do software Macromedia Flash. Com o tempo foi se agregando outras aplicações como acesso a banco de dados através de XML, carregamento de arquivos externos como JPG, PNG, GIF, MP3, entre outros. Surgindo assim o conceito de RIA (em inglês, Rich Internet Applications), ou em tradução livre, aplicações ricas baseadas em internet. Com isso, tornou-se possível explorar melhor a questão da percepção do usuário e interatividade.  
Atualmente, temos diversas formas de programar em ActionScript, uma delas é através da IDE (interface development environment – interface do ambiente de desenvolvimento) do Adobe Flash, na sua versão mais recente Adobe Flash CS3. Além disso, é possível usar outras IDEs tais como:
Outra tecnologia que utiliza ActionScript é o Adobe Flex. Pode-se usar classes em ActionScript no Flex.
Onde inserir o ActionScript
Antes de começar a aprender a programar, vou explicar onde que se coloca o código ActionScript.Você pode aplicar em Frames, MovieClips, Buttons e Componentes. Pode criar arquivos externos com extensão .as. 
Para aplicar no frame:
  1.  Crie um layer chamado “as”.
  2. Adicione um keyframe onde será colocado o ActionScript.
  3. Clique na janela de Actions. Se a janela de Actions não estiver aberta, abra clicando em Window>Actions ou utilize a tecla de atalho F9.
Para aplicar em um MovieClip / Button:
  1. Selecione o MovieClip / Button que receberá o ActionScript.
  2. Clique na janela de Actions. Se a janela de Actions não estiver aberta, abra clicando em Window>Actions ou utilize a tecla de atalho F9.
Como funciona a janela de ActionScript:
Clique para aumentar.
1. Lista de classes, propriedades e métodos de acordo com a versão do ActionScript selecionada.
2. Hierarquia dos frames e objetos onde pode ser inserido o ActionScript.
3. Botões: Adicionar item no Script, Busca, Inserir o target path, Checar a sintaxe, Auto formatar, Mostrar code hint, Opções de Debug, Collapse entre chaves, Collapse da seleção, Expandir tudo, Aplicar comentário de bloco, Aplicar comentário de linha, Remover comentário, Mostrar/Ocultar barra de ferramentas
4. Botão de Assistência para o Script
5. Ajuda
6. Numeração de linhas
7. Local onde se insere a programação
8. A aba mostra onde está sendo inserido o ActionScript, pode ser um frame, um botão ou um movieclip. 
9. Solta ou fixa a aba ativa.
10. Linha atual, total de linhas e coluna atual.
Toda vez que for adicionar um Action, confira se a aba (item 8) mostra o local certo: frame, botão ou movieclip.

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