sábado, 12 de janeiro de 2013

StarCraft II: Heart of the Swarm


Após muito suspense e espera, StarCraft II: Heart of the Swarm finalmente ganhou uma data de lançamento: 12 de março de 2013. A data está tão certa que a Blizzard já iniciou a pré-venda da versão digital do game, que garante a jogadores selecionados o acesso aos últimos meses do extenso período de testes Beta realizado pela empresa.

Entre setembro do ano passado (quando testamos o game pela última vez) e janeiro de 2013, o título passou por diversas modificações. Entre mudanças de interface e alterações no sistema de jogo, a expansão está cada vez mais próxima de seu estágio final, que tem tudo para continuar a trajetória de sucesso da série.
Quem está acostumado a participar de confrontos de alto nível técnico vai notar que a Blizzard fez diversas modificações sutis no balanceamento do título. Apesar de nenhuma delas ser exatamente gritante, é possível ver que, enquanto algumas unidades consideradas superpoderosas tiveram seu poder diminuído, algumas consideradas inúteis ganharam características capazes de mudar o rumo de uma partida.Img_normalAgora também é possível criar diferentes grupos de jogadores (que se diferem do sistema de clãs), sistema que facilita a comunicação entre diferentes pessoas. Também foi incluído o sistema de tutoriais presente em StarCraft 2, embora o segmento voltado a ensinar os princípios do modo multiplayer ainda esteja ausente.Img_normalAlém disso, a desenvolvedora trabalhou em maneiras de aprimorar a performance geral do game, o que deve resultar em uma experiência de jogo mais confortável para quem não atualiza sua máquina há certo tempo. Para completar, foram adicionados novos efeitos sonoros ao jogo, aspecto que ajudou a enriquecer a exploração de ambientes e os combates.Img_normalSomando ao fato de que o nível de todos os jogadores foi reiniciado no dia 5 de dezembro de 2012, isso faz com que o sistema de matchmaking do título não esteja muito bem calibrado. Caso você ainda seja iniciante no jogo, a probabilidade de que sua equipe seja totalmente massacrada após poucos minutos é muito grande.Img_normalEmbora seja clara a atenção que a empresa está dando aos jogadores de alto nível, tudo indica que não será preciso ser um especialista na série para aproveitar o novo lançamento. Resta esperar para que o mesmo capricho visto até o momento no modo multiplayer também marque presença na história apresentada pela expansão.

Foco no balanceamento
Em uma análise superficial, Heart of the Swarm parece não ter sofrido muitas mudanças nos últimos meses. Porém, bastam algumas partidas para notar pequenas alterações na maneira como determinadas unidades se comportam, seja na maneira como seus poderes são utilizados ou até mesmo em suas animações de morte.
Levando em consideração a história da produtora, muitos desses aspectos devem ser modificados até o lançamento final (e continuar mudando conforme novos patches são lançados). O que fica claro é que o produto claramente tem o objetivo de expandir o mercado de e-sports, algo que se reflete em um cuidado especial em manter balanceadas partidas entre competidores experientes.
Novos recursos
Um dos principais indícios de que Heart of the Swarm se aproxima de seu lançamento final é a adição de vários recursos e modificações de interface. A fase Beta já conta com um sistema de experiência (que vai até o nível 30 para cada raça), além de ter ganhado uma opção que permite participar de partidas que não influenciam no ranking dos jogadores na Battle.net.

O game também ganhou uma série de aprimoramentos em sua interface gráfica, incluindo opções que permitem configurar com maior liberdade a quantidade de elementos que aparecem na tela. Exemplo disso pode ser visto no sistema de ajuda, que teve algumas de suas partes atualizadas para refletir melhor a maneira como o jogo funcionará após a expansão.
Ainda mais atraente
Embora StarCraft II ainda continue sendo um jogo muito bonito para os padrões atuais, a Blizzard pretende deixá-lo ainda mais atraente após Heart of the Swarm. Para conseguir isso, a empresa trabalhou em um novo sistema de física que altera a maneira como determinadas unidades respondem a ataques e elementos do ambiente.

Iniciante, aqui não é o seu lugar
Caso você nunca tenha se interessado em jogar StarCraft II e a expansão esteja fazendo você mudar de ideia, o Beta não é exatamente uma boa forma de aprender os primeiros passos do game. Isso se deve principalmente pela ausência do modo campanha e da impossibilidade de realizar partidas contra a inteligência artificial do jogo — nem mesmo o modo tutorial para o multiplayer está disponível.

Mesmo levando em consideração que StarCraft sempre foi uma franquia conhecida pela sua dificuldade, a curva de aprendizado de Heart of the Swarm em sua fase de testes é extremamente íngreme. Dessa forma, iniciantes que tentarem entrar no Beta do jogo precisarão dedicar uma boa parte de seu tempo à leitura de guias e à reprodução de vídeos de demonstração antes de entender as táticas mais usadas em partidas online.
Pronto para o lançamento
Apesar da ausência do modo de campanha, em seu estágio atual a versão de testes de StarCraft II: Heart of Swarm já possui cara de um jogo completo. Comparando o início do período Beta e a fase atual do game, fica evidente que a Blizzard dedicou seu tempo a entregar melhor experiência possível a seus jogadores — algo que surge principalmente de forma sutil, seja em pequenos ajustes feitos em unidades específicas ou na forma de mudanças de interface.

Nenhum comentário:

Postar um comentário