Curso de G.M.L. - Parte 1 por rafael3do
Área/software: Game Maker
Autor: rafael v. f.
Dificuldade:
Requisitos: Game Maker
Sumário
Introdução
A G.M.L., deixa seus jogos mto mais profissionais e inteligentes, além de ser mais fácil de programar(apenas digitar), lhe proporciona maior flexibilidade na hora de programar.
Por isso chega de enrolação e mãos a obra
Entendendo o sistema
Para se ter uma boa idéia de como é gml veja este exemplo:
ou
Agora vamos fazer a descompilação usando a lógica e faremos uma traduçãozinha:
"if"=se
"keyboard_checked_pressed(vk_right)"=tecla direita pressionada
"{"=abre um bloco
"x+=3"=é adicionado mais 3 na usa posição "x"
"direita=true"=torna variavel "direita" verdadeira
"}"=fecha o bloco
Então, caro leitor e programador ficaria assim em português:
Agora, creio eu que deu para ter uma idéia
Programando
"//"= este comando aciona cometários, escreva qualquer coisa nele, pois não irá interferir no código, exemplo:
"if"= este comando seria um "se", o usuário usa ele para dar um comando lógico como:
"then"= este comando seria "então" e é usado para declarar o valor absoluto como:
Declarar condição do "if" : para se fazer é usado "{" e para terminar "}" exemplo:
Condição do tipo "and": A condição "and" coloca dois eventos em uma só condição, ou seja, duas coisas para dar um resulrado tal, exemplo:
Condição do tipo "or": muitas pessaos confudem "and" com "or", por parecerem diferentes mais "or" é diferente de "and", pois or funciona como qualquer um dos dois eventos vai gerar um resultado e "and" não tem esse efeito, pois ela precisa de dois eventos e não de um entre dois eventos, exemplo:
Codição de negação "else": esta condição gera o contrário da condição que está usando "if", ou seja, gera uma negação que seria no caso "se isso num acontecesse" ou "senão", exemplo:
Agora vocês devem estar tendo uma boa idéia, né?:wink:
Pois bem, a partir de agora vermos o que deve ser feito no game maker para declarar as variáveis:
Primeiro: clique em "add event" e logo depois crie um create > "execute a piece of code", lá você declara as variáveis
Segundo: clique em "add event" e logo depois crie um create > "step of code", lá você declara as modifções das variáveis
Pronto, agora voc^}e viu que num é um bicho de sete cabeças, ok?
Operadores Lógicos
Aqui num há problema é só isso:
1+=1 é o mesmo que 1+1
1-=1 é o mesmo que 1-1
1/=1 é o mesmo que 1:1
1*=1 é o mesmo que 1x1
obs: os que estão na esquerda o game maker compila e os outros não.
Finalização
Espero ter ajudado os inicantes que começaram a iniciar em G.M.L. e que acima de tudo quero dividir meus conhecimentos com vocês.
Área/software: Game Maker
Autor: rafael v. f.
Dificuldade:
Requisitos: Game Maker
Sumário
- Introdução
- Entendendo o sistema
- Programando
- Operadores lógicos
- Finalização
Introdução
A G.M.L., deixa seus jogos mto mais profissionais e inteligentes, além de ser mais fácil de programar(apenas digitar), lhe proporciona maior flexibilidade na hora de programar.
Por isso chega de enrolação e mãos a obra
Entendendo o sistema
Para se ter uma boa idéia de como é gml veja este exemplo:
Código: |
if keyboard_check_pressed(vk_right)
{ x+=3 direita = true } |
ou
Código: |
if keyboard_check_pressed(vk_right){x+=3; direita = true;}
|
Agora vamos fazer a descompilação usando a lógica e faremos uma traduçãozinha:
"if"=se
"keyboard_checked_pressed(vk_right)"=tecla direita pressionada
"{"=abre um bloco
"x+=3"=é adicionado mais 3 na usa posição "x"
"direita=true"=torna variavel "direita" verdadeira
"}"=fecha o bloco
Então, caro leitor e programador ficaria assim em português:
Código: |
se tecla for pressionada(direita)
{ posiçãox+=3 direita=true } |
Agora, creio eu que deu para ter uma idéia
Programando
"//"= este comando aciona cometários, escreva qualquer coisa nele, pois não irá interferir no código, exemplo:
Código: |
//Exemplo de comentário
|
"if"= este comando seria um "se", o usuário usa ele para dar um comando lógico como:
Código: |
if keyboar_check_pressed(key)// seria: se apertar tecla(tecla)
|
"then"= este comando seria "então" e é usado para declarar o valor absoluto como:
Código: |
if keyboard_check_pressed(vk_shift) thenseria: se apertar tecla(shift) então...
|
Declarar condição do "if" : para se fazer é usado "{" e para terminar "}" exemplo:
Código: |
if keyboard_check_pressed(vk_shift){var_qualquer+=1}seria: se apertar tecla(shift){var_qualquer+=1
|
Condição do tipo "and": A condição "and" coloca dois eventos em uma só condição, ou seja, duas coisas para dar um resulrado tal, exemplo:
Código: |
if
keyboard_check_pressed(vk_shift) and direita=true {var_qualquer+=1
direita=false}//se apertar tecla(shift) e direita=true {var_qualquer+=1
direita=false}
|
Condição do tipo "or": muitas pessaos confudem "and" com "or", por parecerem diferentes mais "or" é diferente de "and", pois or funciona como qualquer um dos dois eventos vai gerar um resultado e "and" não tem esse efeito, pois ela precisa de dois eventos e não de um entre dois eventos, exemplo:
Código: |
if keyboard_check_pressed(vk_shift) or keyboard_checked_pressed(vk_ctrl){var_qualquer+=1}
|
Codição de negação "else": esta condição gera o contrário da condição que está usando "if", ou seja, gera uma negação que seria no caso "se isso num acontecesse" ou "senão", exemplo:
Código: |
if var_qualquer=1
{var_qualquer+=1} else {var_qualquer-=1} |
Agora vocês devem estar tendo uma boa idéia, né?:wink:
Pois bem, a partir de agora vermos o que deve ser feito no game maker para declarar as variáveis:
Primeiro: clique em "add event" e logo depois crie um create > "execute a piece of code", lá você declara as variáveis
Segundo: clique em "add event" e logo depois crie um create > "step of code", lá você declara as modifções das variáveis
Pronto, agora voc^}e viu que num é um bicho de sete cabeças, ok?
Operadores Lógicos
Aqui num há problema é só isso:
1+=1 é o mesmo que 1+1
1-=1 é o mesmo que 1-1
1/=1 é o mesmo que 1:1
1*=1 é o mesmo que 1x1
obs: os que estão na esquerda o game maker compila e os outros não.
Finalização
Espero ter ajudado os inicantes que começaram a iniciar em G.M.L. e que acima de tudo quero dividir meus conhecimentos com vocês.
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