sábado, 8 de setembro de 2012

Inicie programando em GML


Curso de G.M.L. - Parte 1 por rafael3do


Área/software: Game Maker

Autor: rafael v. f.

Dificuldade: Estrela Estrela

Requisitos: Game Maker

Sumário

  • Introdução
  • Entendendo o sistema
  • Programando
  • Operadores lógicos
  • Finalização

Introdução
A G.M.L., deixa seus jogos mto mais profissionais e inteligentes, além de ser mais fácil de programar(apenas digitar), lhe proporciona maior flexibilidade na hora de programar.
Por isso chega de enrolação e mãos a obra

Entendendo o sistema
Para se ter uma boa idéia de como é gml veja este exemplo:
Código:
if keyboard_check_pressed(vk_right)
{
x+=3
direita = true
}

ou
Código:
if keyboard_check_pressed(vk_right){x+=3; direita = true;}

Agora vamos fazer a descompilação usando a lógica e faremos uma traduçãozinha:

"if"=se
"keyboard_checked_pressed(vk_right)"=tecla direita pressionada
"{"=abre um bloco
"x+=3"=é adicionado mais 3 na usa posição "x"
"direita=true"=torna variavel "direita" verdadeira
"}"=fecha o bloco

Então, caro leitor e programador ficaria assim em português:
Código:
se tecla for pressionada(direita)
{
posiçãox+=3
direita=true
}


Agora, creio eu que deu para ter uma idéia Muito feliz

Programando
"//"= este comando aciona cometários, escreva qualquer coisa nele, pois não irá interferir no código, exemplo:
Código:
//Exemplo de comentário

"if"= este comando seria um "se", o usuário usa ele para dar um comando lógico como:
Código:
if keyboar_check_pressed(key)// seria: se apertar tecla(tecla)

"then"= este comando seria "então" e é usado para declarar o valor absoluto como:
Código:
if keyboard_check_pressed(vk_shift) thenseria: se apertar tecla(shift) então...

Declarar condição do "if" : para se fazer é usado "{" e para terminar "}" exemplo:
Código:
if keyboard_check_pressed(vk_shift){var_qualquer+=1}seria: se apertar tecla(shift){var_qualquer+=1

Condição do tipo "and": A condição "and" coloca dois eventos em uma só condição, ou seja, duas coisas para dar um resulrado tal, exemplo:
Código:
if keyboard_check_pressed(vk_shift) and direita=true {var_qualquer+=1 direita=false}//se apertar tecla(shift) e direita=true {var_qualquer+=1 direita=false}

Condição do tipo "or": muitas pessaos confudem "and" com "or", por parecerem diferentes mais "or" é diferente de "and", pois or funciona como qualquer um dos dois eventos vai gerar um resultado e "and" não tem esse efeito, pois ela precisa de dois eventos e não de um entre dois eventos, exemplo:
Código:
if keyboard_check_pressed(vk_shift) or                            keyboard_checked_pressed(vk_ctrl){var_qualquer+=1}

Codição de negação "else": esta condição gera o contrário da condição que está usando "if", ou seja, gera uma negação que seria no caso "se isso num acontecesse" ou "senão", exemplo:
Código:
if var_qualquer=1
{var_qualquer+=1}
else
{var_qualquer-=1}


Agora vocês devem estar tendo uma boa idéia, né?:wink:
Pois bem, a partir de agora vermos o que deve ser feito no game maker para declarar as variáveis:

Primeiro: clique em "add event" e logo depois crie um create > "execute a piece of code", lá você declara as variáveis

Segundo: clique em "add event" e logo depois crie um create > "step of code", lá você declara as modifções das variáveis

Pronto, agora voc^}e viu que num é um bicho de sete cabeças, ok?

Operadores Lógicos
Aqui num há problema é só isso:
1+=1 é o mesmo que 1+1
1-=1 é o mesmo que 1-1
1/=1 é o mesmo que 1:1
1*=1 é o mesmo que 1x1
obs: os que estão na esquerda o game maker compila e os outros não.

Finalização
Espero ter ajudado os inicantes que começaram a iniciar em G.M.L. e que acima de tudo quero dividir meus conhecimentos com vocês.

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