quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Novidades sobre win 8 (windows 8)

Par alguns já não é novidade, para outros poderá parecer uma exclusividade, para mim já é uma ralidade. A Microsoft apresentou o seu novo sistema operativo no passado dia 13. A apresentação foi feita na Conferência Build, realizada em Anaheim na Califórnia. Como disse, para mim o Windows 8 já é uma realidade, ou para ser mais concreto uma semi-realidade. Eu já fiz o upgrade ao meu Windows 7 para a versão do Windows 8 para developers, que a Microsoft disponibiliza, desde já, para quem quiser testar e ter uma ideia do que vai ser o próximo sistema operativo a correr na grande maioria dos computadores, e não só, espalhados pelo mundo inteiro.

Window 7 + Windows Phone 7 = Windows 8

Depois de feito o upgrade, deparei-me logo com a novidade (que já esperava pelo o que já tinha lido a respeito do Windows 8): onde está o meu Start Menu? Como qualquer um que instala um novo sistema operativo no seu computador, assim que a instalação terminou, lá fui eu à procura do Painel de Control para dar uma vista de olhos nos drivers necessário para colocar a minha máquina a trabalhar convenientemente. Mas o menu do Windows, que nas versões Vista e 7 já tinham sofrido grandes alterações em relação aos seus irmãos mais velhos, aqui, no Windows 8 desapareceu! Em vez do menu “tradicional” somo reencaminhados para um ecrã verde (ainda não consegui mudar a core) onde são apresentadas as “ferramentas” em forma de widgets para tablets ou smartphone. Bem, para quem tem ecrã toush screen deve ser uma inovação muito interessante, agora para quem, como eu, vive no passado e tem um portátil tradicional com “teclado de teclas” e rato, acaba por não dar muito jeito.

A primeira impressão com que fiquei deste Windows 8 foi que pegaram no Windows 7 e no Windows Phone 7, colocaram os dois dentro de um mixer, e saiu isto!

Internet Explorer 10

Como utilizador exigente e como webdesigner, digamos que, nunca morri de amores pelo browser da Microsoft. Agora, com o Windows 8 chega também o Internet Explorer 10. Bem, tenho de ser sincero, no que toca a browsers da Microsoft eu fico sempre desconfiado. No entanto, ainda não tive oportunidade de fazer uma vistoria mais aprofundada ao Internet Explorer 10. Mas fica aqui prometido, assim que tiver efectuado alguns testes mais aprofundados, aqui virei colocar um artigo para, espero eu, desta vez dizer mais bem do que mal da nova versão do browser da Microsoft.

Virtualização nativa

No entanto, a maior novidade, e aquela que me levou a instalar desde já o Windows 8, mesmo sendo uma versão de de teste, foi a integração no sistema operativo de uma ferramenta de virtualização nativa. Para quem sabe um pouco sobre este mundo incrível da virtualização, sabe que até agora erram necessários como o Vmware ou outros para pode criar e correr máquina virtuais. A partir de agora passa a ser possível virtualizar sistemas operativos e aplicações numa ferramenta nativa incorporada no próprio sistema operativo Windows 8. E só por este facto, para mim, já vale a pena usar o Windows 8.

Outra boa notícia é que, se o seu computador consegue correr o Windows 7, então não terá problemas em correr o Windows 8. E isso, é outra grande notícia. Muitas vezes, para podermos migrar para novas versões de sistemas operativos, era necessário adquirir um computador novo, ou pelo menos fazer um upgrade considerável ao hardware da nossa máquina. Neste caso não é de todo necessário.

Bem, não me quero alongar muito mais para hoje, porque este assunto daria pano para mangas. Fiquem atentos aos próximos artigos sobre Windows 8, estes mais pormenorizados sobre as novas ferramentas deste novo sistema operativo da Microsoft. Mas enquanto não chega 2012, altura em que será lançado oficialmente, pode sempre fazer o download da versão de teste e ir experimentando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário