quinta-feira, 13 de outubro de 2011

iOS 5 e iCloud: O que esperar das novidades

A nova versão do sistema operacional da Apple, iOS 5, foi disponibilizada nesta quarta-feira (12/10) ao lado do iCloud. No entanto, antes de soltar as novidades, a companhia disponibilizou o iTunes 10.5, que abre portas para a chegada das demais atualizações.

Para conseguir usar o iCloud, o usuário precisa ter a última versão do Mac OS X Lion ou o iOS 5.

O que esperar do iOS 5

A atualização do software iOS traz grandes números: são mais de 200 novas funções e 1.500 novas APIs. Uma das novidades diz respeito às notificações. Uma única tela combina todos os avisos, sem que o usuário seja incomodado. Na verdade, é algo bem parecido com o Android: uma barra reúne todos os últimos recados. Outro recurso é o Newsstand que, de acordo com a empresa, já tem parcerias com as maiores editoras de revistas e jornais.

Para os que adoram o Twitter, uma ótima notícia: o microblog, agora, é integrado à câmera e ao aplicativo de fotos. A conta e senha do serviço ficarão armazenadas diretamente nos ajustes do sistema, e não será mais necessário fazer o login em cada um dos aplicativos. As fotos utilizadas pelos seus amigos no Twitter também poderão ser integradas à sua agenda.

Um outro recurso, chamado "Reminder", promete eliminar todos os papeizinhos na sua geladeira e os post-its na mesa de trabalho. Com ele, você poderá ser lembrado do que precisa fazer em determinados lugares, já que o serviço estará integrado ao GPS do aparelho.

Novidades foram incorporadas à câmera. Agora, é possível tirar fotos usando também o botão de aumentar o volume, ou apertando 2 vezes o botão "Home". Para aqueles que forem pegos desprevenidos com situações inusitadas, será possível tirar fotos rápidas sem precisar digitar a senha. Um ícone para a câmera foi integrado à tela inicial, mas as fotos armazenadas só poderão ser vistas por usuários autorizados.

O Safari do iOS agora tem abas na versão do iPad, o que facilita bastante a vida de quem quer passar de uma página para a outra. Além disso, você pode armazenar páginas para visualização futura com o "Reading List". Dessa forma, você não perde o conteúdo daquele site que viu durante o dia, mas não teve tempo de ler por completo.

Assim como no Lion, o iOS também ganhou melhorias no Mail. Textos podem ser lidos em rich-text format (ou seja: itálico, negrito, sublinhado), endereços podem ser movidos do campo "Para:" para os campos "Cc" ou "Cco" com o arrastar dos dedos, é possível marcar itens lidos como não-lidos, além de fazer uma busca por todo o conteúdo das mensagens.

Uma novidade que arrancou aplausos do público logo ao ser anunciado foi o "PC Free". Isso significa que não é necessário conectar o iPhone, o iPad ou o iPod Touch ao computador via USB toda vez em que o usuário quiser fazer upgrades de software ou configurar o seu telefone.

A chegada do iMessage também foi anunciada. Agora, usuários do iOS - não importa se iPhone, iPad ou iPod Touch - podem se comunicar via mensagens de texto, sem custo. Basta estar conectado a uma rede WiFi. É possível enviar texto, fotos, vídeos, contatos e até realizar conversas em grupo.

Ainda há outras novidades. Com o AirPlay, por exemplo, será possível exibir todo o conteúdo da tela do iPad em sua TV, sem o uso de cabos, e toda a biblioteca do iTunes também poderá ser sincronizada sem o uso de cabos - basta estar conectado a uma rede WiFi.

O que esperar do iCloud

Com o iCloud, as pessoas poderão sincronizar todo o conteúdo na "nuvem", e baixar para qualquer device que quiser. Automaticamente, o sistema faz o upload, armazena e devolve para qualquer um dos seus dispositivos.

Os contatos de email ou telefone, além dos compromissos de agenda adicionados em qualquer dispositivo são enviados para a nuvem e, depois, sincronizados com todos os outros aparelhos. O melhor: tudo isso funcionará de graça e sem anúncios publicitários. O iCloud funciona não só na plataforma Mac, mas também com PCs. O serviço será disponibilizado junto com o iOS 5 e os usuários terão 5 GB de armazenamento para emails na nuvem, gratuitamente.

O iTunes também estará na nuvem. Assim, você não precisará sincronizar seu aparelho sempre que quiser alterar a sua biblioteca musical. Na época do lançamento, Steve Jobs afirmou que esta é a primeira vez que a indústria da música permite a distribuição de um arquivo para vários dispositivos diferentes (mas com um limite máximo de 10 equipamentos). Na demonstração, uma música demorou 30 segundos para ser baixada da nuvem para o iPhone.

As músicas que você já tem na sua biblioteca, e que não foram baixadas diretamente da iTunes Store, podem ser sincronizadas via WiFi. Mas existe um outro serviço, chamado iTunes Match. Ao invés de subir toda a sua biblioteca para a nuvem - o que poderia demorar semanas, dependendo da quantidade de arquivos que você tem -, o sistema identifica faixas idênticas e te dá os mesmos benefícios de músicas compradas na iTunes Store, inclusive com a qualidade de 256 Kbps AAC, sem DRM. Só as músicas que não existirem na iTunes Store precisarão do upload. Este serviço custará US$ 24,99 por ano, independentemente da quantidade de músicas que você tem em seu computador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário