sábado, 8 de outubro de 2011

DrivePurge

Se você usa o mesmo computador há algum tempo, deve ter notado que o desempenho da máquina cai com o tempo. Uma das causas disso é o acúmulo de arquivos inúteis que ficam armazenados no sistema, especialmente devido ao uso da internet.

No Baixaki, são vários os programas com a função de limpar o sistema, como o campeão de downloads CCleaner. Mas muita gente tem medo de usá-lo ou prefere uma alternativa ainda mais leve e portátil. E é aí que entra o DrivePurge.

A partir de três diferentes processos, o aplicativo vasculha o PC em busca dos dados ociosos para, após a permissão do usuário, deletá-los do sistema. Para saber qual das funções se encaixa mais na limpeza que você deseja fazer, vamos conhecer cada uma delas.

Antes de começar, só uma dica: o idioma padrão do DrivePurge é o alemão, mas ele pode ser passado para o inglês. Na tela inicial, vá em “Languages” e selecione a língua correta.

Análise no sistema

Selecione o tipo de arquivo que será apagado.

Em “System Cleanup”, você pode apagar alguns aplicativos que estão espalhados pelo sistema, como relatórios antigos, dados de cache e arquivos específicos de aplicativos como seu navegador, os players de mídia e antivírus.

Marque as caixas correspondentes aos tipos de arquivo que você deseja eliminar. Em seguida, clique em “Analyze” para que o programa busque e apresente todos os resultados na janela. Caso queira guardar algum dos arquivos, clique neles com o botão direito e vá em “Remove Job”.

Com tudo pronto, vá em “Cleanup”. O processo demora de acordo com o número de arquivos escolhidos.

Análise de disco

A partir de uma faxina em seu disco rígido, a opção “Drive Cleanup” permite que você acabe com arquivos temporários, logs de erros e até dados de backup.

Apagar temporários e o cache pode esvaziar o PC.

Para não correr o risco de deletar arquivos importantes para o funcionamento do computador, é recomendável manter todas as opções “Search options” selecionadas. Elas excluem da pesquisa (e da limpeza) os dados do sistema ou que estejam ocultos para visualização.

O procedimento é o mesmo que o anterior: clique em “Analyze” e aguarde a busca pelos arquivos. A pesquisa aqui demora bastante tempo, já que todo o seu HD será vasculhado. Ao final, basta clicar em “Cleanup” e esperar o fim da limpeza.

Apague seus rastros

A última função de limpeza é “User Tracks Cleanup”, que apaga relatórios, históricos, estatísticas e documentos de texto inúteis de vários aplicativos utilizados pelo usuário. O processo é o mesmo dos itens anteriores.

O processo demora de acordo com o número de dados.

Já a última aba do programa, “Report”, condensa os relatórios de todos os processos realizados pelo programa. Você pode conferir os erros nos processos e rever quantos arquivos foram deletados durante a varredura.



link: http://www.baixaki.com.br/site/dwnld78265.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário