terça-feira, 11 de outubro de 2011

cientistas pretendem "laçar" um asteroide

lembra-se do filme “Armagedom”, de Michael Bay? Na película, um asteroide do tamanho do estado do Texas se dirige em direção à Terra, ameaçando extinguir a vida no planeta. Para salvar o mundo, os cientistas da NASA enviam uma equipe de perfuração até o corpo celeste, com o intuito de explodi-lo com bombas nucleares.

A NASA estima que há cerca de 19,5 mil asteroides com comprimento médio de 100 metros vagando a 45 milhões de quilômetros do planeta Terra. Não se preocupe: a agência mantém um sistema de monitoramento de possíveis ameaças estelares e, até o momento, não houve a necessidade de uma intervenção tão grandiosa.

Porém, engenheiros e cientistas da Terra têm mesmo planejado visitar algum asteroide próximo do nosso planeta. Mas não com o propósito de eliminá-lo, mas sim de trazê-lo para junto de nós, mais precisamente, na órbita terrestre, como noticiado pela revista Wired.

A ideia parece absurda quando a ouvimos pela primeira vez. Mas antes de rejeitá-la, é bom saber que ela tem sido levada a sério. Recentemente, cientistas e engenheiros se reuniram durante quatro dias no Instituto de Tecnologia da Califórnia para discutir a possibilidade de realizar tal tarefa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário