sábado, 1 de outubro de 2011

9 Impressoras mais curiosas do mundo

1. Quem não tem papel imprime com torrada

A Zuse Toast Printer é uma impressora de torradas que pode imprimir imagens nas fatias de pão do seu café da manhã. O aparelho usa um sensor ótico para gravar imagens sobre o pão macio.

Deixando suas torradas matinais mais divertidas (Fonte da imagem: Divulgação)

O gadget parece ser inspirado nas antigas impressoras matriciais. As imagens são impressas em torradas com uma resolução de 12 x 12 pixels. Ela ainda é um protótipo e por isso não há detalhes sobre seu preço ou disponibilidade.

2. Impressora de ovos

A EggDrawer serve para imprimir imagens sobre a casca dos ovos. Uma espécie de caneta é usada para desenhar imagens sobre a superfície da casca. Assista aqui a um vídeo com a impressora em ação.

Nem só na páscoa sobreviverão os ovos pintados (Fonte da imagem: Roywanglu/Flickr)

Não há muitos detalhes sobre essa impressora ainda, e tudo o que sabemos é que um dispositivo irá ajudar a desenhar imagens deliciosas sobre os ovos. Nada se sabe ainda sobre preço e disponibilidade.

3. Etiquetas a um print

A Casio desenvolveu uma impressora USB em forma de ovo para imprimir etiquetas para pastas, CDs, DVDs e qualquer coisa que precise dessas faixas pequenas e necessárias.

Você pode conectar a Casio USB Printer através de uma porta USB do seu computador e ela vai direto ao ponto: digitou, imprimiu, colou. A impressora suporta todas as fontes instaladas na sua máquina.

Etiquetas rápidas, muito rápidas (Fonte da imagem: Divulgação)

Sendo um gadget pequeno, a Casio USB Printer pode ser instalada rapidamente e ocupa um espaço pequeno. Ela tem largura de apenas oito milímetros, comprimento de 50 mm e pesa apenas 125 gramas. A energia para a impressora é fornecida pelo próprio cabo USB. Custa em média US$ 30.

4. Cabos e tubos na impressora

A Canon oferece no mercado uma impressora de cabos e tubos. Ela pode imprimir etiquetas e rótulos também, mas o seu grande diferencial é a impressão de letras e imagens em superfícies não convencionais.

Impressora pode imprimir tubos e canos (Fonte da imagem: Divulgação)

A Canon MK1100 é uma impressora famosa na Ásia, e não sabemos o porquê dela não fazer muito sucesso no ocidente. O produto tem tela de LCD, resolução de 300 dpi para impressão e trabalha em uma velocidade de 75 centímetros por minuto (considerando cabos). Os caracteres impressos podem ter entre dois e seis milímetros de tamanho.

5. Manicure eletrônica

Essa pode ser a máquina dos sonhos de meninas e mulheres: uma impressora que faz desenhos em unhas. Basta colocar os dedos na Barbie Fingernail Printer que ela faz o trabalho sozinha. Antes de imprimir um desenho, você precisa colocar uma camada de base clara sobre a unha e esperar entre 15 e 20 segundos.

Unhas novas de forma prática e rápida (Fonte da imagem: Divulgação)

Depois é só colocar o dedo na bandeja para a impressão. Em segundos, você vai ter um design colorido em sua unha. O preço dela é de aproximadamente US$ 135. Nós já mostramos aqui no Tecmundo outro modelo similar.

6. Mãe, o que você vai imprimir para o jantar?

Pesquisadores têm trabalhado em impressoras 3D de comida há algum tempo, mas parece que só agora os resultados estão se tornando realidade. A Fab@Home 3D printer, desenvolvida por alunos da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, consegue imprimir massas e biscoitos, além de fazer coberturas.

Essa nova tecnologia promete revolucionar a indústria alimentar. A impressora faz tudo sem sujeira e trabalho: basta apenas programar a máquina e preparar a mesa. É bom reservar um lugar na cozinha.

7. Impressão no meio do deserto

Colocar uma enorme impressora 3D no meio do deserto e transformar areia em vidro. Essa foi a ideia (bastante sustentável, diga-se de passagem) do designer industrial Markus Kayser. Ele passou quase um ano inteiro construindo a Solar Sinter e duas semanas testando-a no meio do deserto do Saara, onde encontrou matéria-prima abundante para fazer vidro: calor e areia.

Fazendo vidros de forma sustentável (Fonte da imagem: Divulgação)

Seu experimento funciona apenas com energia solar, e forma vidro a partir da areia derretida do deserto. Assim, a engenhoca desenvolvida por Kayser não tem custos com matéria-prima, energia e funcionários, apresentando uma enorme vantagem em relação ao modelo de fabricação de vidro atual.

8. Trocando o verbo asfaltar

Diga adeus para o verbo asfaltar, graças a essa impressora de estradas gigante. Com a Tiger Stone, é possível imprimir 400 metros de rua por dia, com a força de três trabalhadores. A máquina é obra de um projeto holandês, que está propondo substituir os caminhões de piche por peças pré-moldadas que se encaixam e são fixadas ao solo rapidamente.

Imprimindo ruas (Fonte da imagem: Divulgação)

Os trabalhadores precisam apenas colocar os tijolos na máquina para que ela vá imprimindo o piso. Por enquanto, a Tiger Stone está sendo usada somente para criar ruas em chácaras e lugares similares e não opera em ruas e avenidas ainda.

9. Revolucionando os transplantes

Ao que parece, a Universidade de Cornell está se especializando em impressões de terceira dimensão. Agora, pesquisadores projetaram uma orelha feita de silicone usando uma impressora 3D, o que pode representar uma grande evolução na área de transplantes.

A impressão de partes do corpo poderá substituir implantes (Fonte da imagem: BBC)

A equipe agora trabalha na criação válvulas cardíacas sintéticas, usando o mesmo sistema. A nova tecnologia já tem nome: bioimpressão, e deve estar disponível dentro de 20 anos. Os cientistas esperam um dia conseguir produzir partes funcionais do corpo humano.




Nenhum comentário:

Postar um comentário