quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Amazon tem novo tablet

A Amazon acaba de revelar o seu novo tablet em uma coletiva de imprensa, em Nova Iorque. Chamado de "Kindle Fire", o aparelho chega ao mercado americano em novembro por US$ 199, preço bem inferior ao modelo mais simples do iPad, que custa US$ 499. A pré-compra já pode ser feita, mas ainda não é possível encomendar com endereço brasileiro.

O dispositivo terá tela de 7 polegadas, 8 GB de memória interna, processador dual-core e terá conectividade Wi-Fi para navegar na web e adquirir conteúdos. No entanto, o "Fire" não terá suporte a conexão 3G como o outro modelo do Kindle.

O novo tablet vai rodar uma versão customizada do Android, sistema operacional da Google, e vai contar com a Android App Store para oferecer funcionalidades extras. Ícones tradicionais do Android, como o YouTube e Google Books foram substituídos pelos equivalentes da Amazon, como o Amazon MP3 e Amazon Instant Video. O aparelho ainda virá com um aplicativo para navegar rapidamente pelo site da Amazon, que será baseado na engenharia de computação na nuvem da empresa. Todo o conteúdo do Kindle será armazenado, como forma de backup, e você não precisará utilizar um cabo USB, por exemplo, para sincronizar com o computador.

O "Kindle Fire" não terá câmera ou microfone como seus competidores, portanto, não há a criação de conteúdo. No entanto, a empresa aposta no consumo de vídeos, fotos e música, e oferecerá 30 dias gratuitos de assinatura no Amazon Prime, que fornece acesso a streaming de centenas de vídeos.

Uma outra versão, chamada "Kindle Touch", é um "upgrade" do já tradicional Kindle. A tela continua sendo baseada na tecnologia "e-ink" (papel eletrônico), mas apresenta melhor contraste e menor tempo de resposta. Existem 3 versões: uma delas é oferecida por US$ 149 (com 3G e WiFi) e outra por US $ 99 (apenas WiFi).Uma terceira, sem tela sensível ao toque, menor e mais leve, é oferecida por US$ 79. Esta última versão também apresentará anúncios, o que garantirá o subsídio dado pela empresa para entregar um equipamento custando esse valor.

A companhia espera que a venda de conteúdos digitais para proprietários do "Kindle Fire" ajude a recuperar os custos por vender o dispositivo por um preço tão acessível. "Nós não vemos o 'Kindle Fire' como um tablet. Pensamos nele como um serviço", disse Jeff Bezos, CEO da Amazon, em entrevista para a BusinessWeek.

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