segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Magic Pauper o que é? como joga? o que muda ?

                         

O Pauper é um formato do jogo Magic the Gathering Online (MTGO), bastante popular por permitir que jogadores com um baixo orçamento tenham decks extremamente competitivos. O formato é regido por todas as regras convencionais de Magic e tem um conjunto específico de regras para esta versão 
online.


Fora do MTGO, o Pauper não é um formato sancionado, ou seja, não existem torneios registrados pela DCI. Entretanto, muitos jogadores em todo o mundo jogam torneios informais e partidas casuais utilizando as regras deste formato.
                                Imagem relacionada
Todos os cartões devem ter sido impressos com raridade comum em um conjunto ou produto Magic Online . Os cartões promocionais comuns são legais somente se o cartão atender a essa qualificação.
Se uma versão comum de um cartão específico já foi lançado no Magic Online , qualquer versão desse cartão é legal neste formato.
Exemplo: Counterspell foi um cartão comum na Septima Edição Core Set online. Counterspell foi reimpresso em Masters Edition II com um símbolo de expansão incomum. Ambas as versões do cartão agora podem ser usadas em pauper.
Além disso, as regras usuais para decks construídos aplicam-se:

  • Mínimo de 60 cartas no deck principal 
  • (Não há tamanho máximo para plataformas principais)
  • Até 15 cartas no seu aparador, se usado
  • Não há mais do que 4 de qualquer cartão individual no deck principal e aparador combinado (com exceção das terras básicas)
                                  Onisciência | Ilustração: Jason Chan
Quais cartas eu posso usar?

No formato Pauper do Magic the Gathering Online (MTGO) podem ser usadas quaisquer cartas que já tenham sido lançadas no MTGO com a raridade "comum".

Por exemplo, o Anel do Esquecimento é uma carta incomum nas séries Magic 2012 e Magic 2013, mas como ela era comum nas séries Lorwyn e Fragmentos de Alara, pode ser usado em decks Pauper. Já a carta Bola de Fogo é incomum nas séries Darksteel e Magic 2012, mas é comum nas séries Revised e Quarta Edição. Ela nunca foi lançada no MTGO em versão comum, apenas incomum, logo não pode ser usada em decks Pauper no jogo online.

Além disso, existe uma lista de cartas que foram banidas do formato:





Fora do MTGO, é convenção entre os jogadores que quaisquer cartas que já tenham sido lançadas em versão (impressa) comum, podem ser usadas em decks Pauper, com exceção das cartas banidas acima listadas.
                                      Resultado de imagem para magic pauper
Eu posso usar um deck Pauper para jogar torneios sancionados em outros formatos?

Sim, desde que o seu deck respeite as regras de construção para o formato desejado, incluindo as restrições de séries e cartas banidas/restritas. Veja as regras específicas de cada formato para saber se o seu deck é válido em cada um deles: Block ConstructedLegacyModernStandard e Vintage.

Isto significa que se você jogar um torneio sancionado em formato que não seja Pauper, poderá usar as cartas banidas, desde que as mesmas não sejam banidas no formato desejado. Por exemplo, poderá jogar um torneio sancionado Legacy usando Envigorar no seu deck, mas não poderá jogar com Jorro, que é banida no formato Legacy.


                  Resultado de imagem para magic pauper

Pauper: o formato Pauper na verdade é uma variação que pode ser aplicada a outros formatos Construídos, como Standard ou Modern. No Magic Online (ou MTGO, a plataforma oficial da Wizards que permite comprar cartas digitais e participar de torneios pela internet), o formato Pauper aplica-se principalmente ao Classic, um formato exclusivo do MTGO. A principal diferença do Pauper para os outros formatos é que apenas cartas comuns são permitidas. Por um lado, sem as poderosas raras e míticas, pode parecer que Pauper seja um formato fraco e desinteressante; mas como um dos maiores entusiastas do formato (apesar de não poder jogar quase nada), digo a vocês que ele é muito mais divertido e desafiador do que poder-se-ia pensar à primeira vista. E o Pauper tem um outro atrativo: é um dos formatos mais baratos do Magic, uma vez que são poucas as cartas comuns cujos preços no mercado secundário chegam a rivalizar com as raras e míticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário