quarta-feira, 10 de julho de 2013

Comprar um console da nova geração vale a pena ?

Com o Nintendo Wii U já presente nas lojas, ao mesmo tempo em que Sony e Microsoft planejam o lançamento de seus próximos consoles para o final do ano, muita gente tem se perguntado: será que ainda vale a pena investir nos consoles atuais?
A dúvida é pertinente, afinal, mesmo com a diferença de preços, os consoles de próxima geração prometem apresentar um ciclo de vida tão extenso quando o de seus antecessores, assim como gráficos ainda mais realistas e novas formas de se divertir.
Ainda assim, optar por um PlayStation 3, um Xbox e até mesmo por um Nintendo WIi (cujo sucessor já está no mercado desde novembro do ano passado) ainda pode ser uma ideia interessante.
Biblioteca de títulos já consolidada
Na hora de escolher uma plataforma, um dos fatores levados em consideração são os jogos disponíveis nela que o interessam. Afinal, muito mais importante que a quantidade de jogos disponíveis em uma plataforma é a lista de títulos que despertam o seu interesse.
Img_normalAssim, enquanto a última E3 foi uma das mais interessantes dos últimos tempos graças a enorme quantidade de títulos anunciada para as plataformas de próxima geração, tanto o PlayStation 3, o Xbox 360 e o Nintendo Wii apresentam extensas bibliotecas cheias de bons títulos capazes de oferecer novidades ainda hoje até mesmo para os mais dedicados jogadores.
Desse modo, você com certeza não correrá o risco de comprar um video game para ficar juntando poeira (pelo menos não por falta de jogos). O fato de boa parte do catálogo destas plataformas já ter sido lançada há algum tempo também facilita o trabalho de quem procura jogos bons e de qualidade a preços baixos.
Ainda tem muito por vir
Quer dizer que você está interessado nas novidades? Enquanto os novos consoles da Sony e da Microsoft chegam ao mercado no final do ano, tanto o PlayStation 3 quanto o Xbox 360 ainda tem uma série de títulos previstos para chegar até o final do ano.
Img_normalAlguns deles irão chegar ao mesmo tempo nesta e na próxima geração, como é o caso de Call of Duty: Ghosts, Assassin’s Creed IV: Black Flag e Watchdogs. Enquanto as versões dos novos consoles terão recursos extras, o essencial ainda vai estar disponível nesta geração (sem a necessidade do alto investimento envolvido em adquirir um dos novos consoles aqui no Brasil).
Além disso, ambos os consoles também receberão títulos até o final do ano que não aportarão na próxima geração – lembrando que tanto o PlayStation 4 quando o Xbox One não terão retrocompatibilidade.
Assim, títulos como Beyond: Two Souls e Rain (ambos exclusivos para PlayStation 3) ou megalomaníaco Grand Theft Auto V (que, até segunda ordem, sairá apenas no PlayStation 3 e no Xbox 360) só poderão ser aproveitados nos consoles atuais  – ao menos nos primeiros anos da nova geração, quando medidas como o Gaikai, da Sony, ainda terão público restrito
Poucas vantagens para quem puxar a largada
Você já está cansado de saber disso, mas é sempre bom lembrar que os consoles não saem baratos no Brasil. Enquanto o Xbox One será vendido oficialmente no Brasil desde o seu lançamento, o preço praticado aqui (R$ 2.199) torna o modelo brasileiro o mais caro do mundo.
Enquanto isso, o PlayStation 4 ainda não teve previsão de data nem preço oficiais de lançamento no Brasil divulgados pela Sony. Ao mesmo tempo, mesmo tendo sido lançado nos Estados Unidos em novembro de 2012, o Wii U também continua sem previsão de chegada oficial às lojas tupiniquins.
Em contraste a isso, os jogadores que preferirem investir nessas plataformas levarão algum tempo até que a sua biblioteca de jogos seja tão considerável quanto as atuais e ofereçam uma relação custo-benefício semelhante.
Claro que se o seu desejo mesmo for curtir o novo Forza Motorsport 5 com os gráficos da nova geração, jogar New Super Mario Bros. U em seu Gamepad ou aproveitar as novas funções do DualShock 4 no próximo console da Sony, o certo é comprar mesmo o console de sua preferência.
No entanto, se esse não for o caso, ainda é possível manter-se atualizado com novos títulos, curtir jogos consagrados e encontrar uma comunidade online viva e altamente ativa sem ter de esperar pela próxima geração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário