sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

10 previsões de tecnologia que fracassaram com o tempo

O mundo da tecnologia é muito dinâmico. Inovações acontecem com grande frequência e deixam muitos se sentindo no passado. Entretanto, é interessante perceber também como, muitas vezes, este mercado é imprevisível e que tentar imaginar o que o futuro reserva pode ser um tiro n'água.

Abaixo estão uma coletânea de pessoas que se arriscaram a dar um parecer sobre o que seria a tecnologia do futuro e falharam miseravelmente nesta tarefa:
"Não há motivo algum para que as pessoas queiram ter um computador em casa" (Ken Olson, presidente da Digital Equipment Corp, em 1977)Esta declaração persegue Ken Olson desde que as palavras sairam de sua boca, em 1977. Ele se defende afirmando que ela foi tirada de contexto e que ele se referia a uma casa controlada pelo computador. Entretanto, já há algumas casas computadorizadas e o recurso começa a se tornar mais popular.
"Este 'telefone' tem muitas falhas para ser seriamente considerado um meio de comunicação. O aparelho não tem valor para nós" (Memorando da Western Union, 1878)É fato que o telefone na época em que foi inventado realmente ainda tinha muitas limitações, até mesmo por ser restrito a poucas pessoas. Entretanto, é interessante perceber como sua invenção e sua evolução mudaram o mundo moderno, com celulares e internet, por exemplo.
"Compras a distância nunca serão populares" (Revista TIME, 1966)Muito antes da popularização da internet, a revista TIME não mostrou fé que um dia as compras à distância se tornariam populares, por quaisquer meios. "As mulheres gostam de deixar suas casas, segurar a mercadoria e serem capazes de mudar de opinião", dizia o artigo "The Futurists" (Os Futuristas). 
Apesar de ligeiramente machista, o texto até tem uma ponta de razão, que é um dos motivos pelos quais muitos ainda evitam recorrer ao digital para fazer compras. Entretanto, isso não tira o mérito do e-commerce, que movimenta muito dinheiro nos tempos modernos e tem um número enorme de adeptos. A própria revista assumiu o erro em 2011 ao listar algumas das piores previsões de todos os tempos.
"Eu prevejo que a internet vai entrar em um colapso catastrófico em 1996"(Robert Metcalfe, fundador da 3Com e inventor do protocolo Ethernet, 1995)Metcalfe via a internet crescendo desorganizadamente e que os controles para mantê-la segura e estável não iriam suportar este crescimento. Entretanto, é mais do que óbvio que a internet não parou de funcionar desde então e continua crescendo até hoje. 
Robert Metcalfe recebeu tantas críticas pela previsão falha que acabou engolindo suas próprias palavras. Literalmente. Durante a sexta conferência internacional da World Wide Web, ele pegou uma folha de papel com o artigo em que fazia a previsão, jogou em um liquidificador com algum líquido e bebeu. Antes, ele tentou comer um bolo com a previsão, mas a audiência protestou.
"A Apple é uma bagunça caótica sem visão estratégica e certamente não tem futuro" (Revista TIME, 1996)A TIME não estava tão errada sobre a Apple na época de publicação do texto, na qual a empresa passava por uma crise incrível e estava em período de decadência. O que não foi previsto foi que a volta de Steve Jobs, exatamente em 1996, poderia alavancar o crescimento da companhia, que hoje é uma das mais valiosas do planeta, mostrando queela tinha, sim, futuro.
"Praticamente não há chances de satélites espaciais de comunicações sejam utilizados para melhorar os serviços de telefone, telégrafo, rádio e televisão dentro dos Estados Unidos" (Tunis Augustus Macdonough Craven, comissário da Comissão Federal de Comunicações dos EUA, 1961)Segundo a Nasa, há mais de 3 mil satélites artificiais orbitando a Terra auxiliando as comunicações no planeta.
"A televisão não deverá conseguir se segurar no mercado após seis meses. Ninguém vai querer ficar olhando para uma caixa de madeira todas as noites" (Darryl Zanuck, fundador da 20th Century Fox, 1946)Trata-se de uma previsão que até fazia um pouco de sentido na época. As primeiras televisões eram realmente bastante ruins e não seria surpresa se os usuários se cansassem das imagens de péssima qualidade e a pouca variedade de programação. Ele não contou que a evolução do aparelho seria tão grande e que acabaria se popularizando desta forma.

Coleção Bill GatesBill Gates é um caso a parte. O fundador da Microsoft tem uma coleção de frases célebres desmentidas pelo passar dos anos, até mesmo sobre sua própria empresa. Uma das mais famosas, de que "ninguém nunca precisaria de mais de 640 KB de memória RAM", ele faz questão de negar, no entanto. Confira algumas previsões falhas:
"Nós nunca iremos desenvolver um sistema operacional de 32 bits" (1989)Microsoft havia acabado de fazer a transição para os sistemas operacionais de 16 bits, e Gates não imaginava mais esta mudança. Atualmente, aMicrosoft já trabalha com sistemas operacionais de 64 bits.
"OS/2 deverá ser o sistema operacional e, possivelmente, o programa mais importante de todos os tempos" (1987)Dependendo da idade e intimidade com computadores, são grandes as chances de você nem mesmo ter chegado perto do OS/2 na sua vida. O sistema foi idealizado pela Microsoft e pela IBM, mas desenvolvido apenas pela segunda empresa e o suporte a ele foi encerrado em 2006. Ele até teve boa aceitação inicial, mas houve um pouco de exagero de Bill Gates sobre suas previsões, escritas no prefácio do Guia de Programadores do OS/2.

"Spam será coisa de passado em dois anos" (2004)Esta declaração otimista de Bill Gates foi feita há mais de oito anos durante o Fórum Econômico Mundial em Davos. Entretanto, atualmente, 65% dos 144,8 bilhões de e-mails enviados são spam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário