domingo, 29 de abril de 2012

Qual tablet comprar?


Num mundo globalizado, onde a informação “corre solta” e numa velocidade incrível, vemos disponíveis hoje no mercado mundial, inclusive brasileiro, uma variedade de “sabores”. Mas qual Tablet comprar? Tem diferença? Por que preços tão variados? Essas são umas das muitas perguntas que ouço quando apareço com a minha “filhota”.
Tentarei de maneira simples e clara apontar os principais detalhes que os ajudarão a fazer uma boa compra.
Ah, fizemos um comparativo entre diversas Tablets para faciliar na escolha! Vejam o nosso Comparativo de Tablets. Espero que gostem e compartilhem!!!
A palavra Tablet não é uma palavra nova no mundo da informática, para os desenhistas / artistas / designers é uma palavra muito familiar, visto ser este o mesmo termo utilizado para se referir às famosas “mesas digitalizadoras”.
Mas enfim, o que faz uma tablet ser boa? Para isso, vamos falar sobre o “coração” das Tablets: o processador ARM.

Arm powered

Este micro-processador nasceu em oficialmente 1985, já sendo capaz de processar informações de 32 bits (era 2x mais capaz do que os nossos Super Nintendo e Mega Drives faziam!) e com um consumo de energia muito baixo, sendo revolucionário para o mundo portátil em que vivemos hoje.
Todos os portáteis mais comuns (Nintendo DS, PSP, 3DS etc), roteadores, impressoras, TVs, Smartphones (iPhone, Nokia, Sony, HTC etc) possuem esse processador atualmente, com um único diferencial,modernização. Em outras palavras mais velocidade, menor consumo de energia e mais núcleos de processamento!

Modelos de Tablets

Mas vamos deixar de lado essa parte técnica e vamos para o que interessa, que é do que as Tablets sãocapazes.
Iniciarei sendo direto e dizendo: Tudo que você consegue fazer num PC / Notebook / Netbook, você QUASE consegue fazer numa Tablet. A única coisa que eu diria que ainda não é possível, é gravar CD / DVDs nelas.
Uma Tablet permite que você realize tarefas comuns como a criação de documentos eletrônicos, impressão de documentos, ler e responder emails, assistir vídeos, etc.
A seguir segue uma ilustração do que as Tablets estão se transformando. Confira:

Nook Color
Agora que você já sabe do que elas são capazes, há outras perguntas que você precisa se fazer antes de decidir qual comprar: você quer navegar na internet vendo conteúdos em Flash ou não? Você quer ver fotos e vídeos em alta de definição? Você quer ler PDFs de mais de 500 megas? você quer guardar Gigas de informação? Você tem tempo para ver a ampulhetinha girar e girar até abrir aplicativos?
Vou relacionar aqui algumas das principais variáveis que poderão fazer toda a diferença na sua experiência com uma Tablet, e que ajudarão você a gastar o seu rico dinheirinho!

Tela

Não são todas as Tablets que reproduzem a sensação “iPhone” que esperamos ao manuseá-las.
Por quê? Simples, o tipo de tela. Temos 2 tipos de telas, as capacitivas e as resistivas.
As capacitivas são aquelas que suportam “mult-touch” (toques multiplos), ou seja, você consegue ter uma experiência mais próxima do que Apple proporciona em seus equipamentos, possibilitando zoom com 2 dedos, tela super sensivel ao toque etc.
E há também as resistivas, que são exatamente o oposto das capacitivas, onde você receberá de brinde uma “caneta” para navegar pela Tablet, ou então, terá que ter os famosos “dedos de aço” para mexer nas coisas!
As telas capacitivas geralmente são feitas de LED ou até mesmo OLED (emissor de luz  orgânico oufotoemissor) e as resistivas geralmente são de LCD.
Vale a pena ressaltar que quanto mais qualidade mais caro a coisa fica! Fiquem atentos a resolução máxima da tablet que vocês estão “namorando”, pois elas podem variar de 800 x 600 até 1200 x 768, que por menor que pareça a diferença, você notará facilmente quando estiver com ela nas suas mãos!

Processadores e Memória RAM

Hoje vemos tablets que vão de 7 a 10 polegadas, com processadores “Single-core” e “Dual-core”. A diferença fica clara já na própria descrição, as com Duplo Processadores são em teoria e prática mais rápidas que as trabalham com processador único.
Mas não pensem que as Tablets Single-core são fracas ou deixam a desejar, pois aí mora o perigo. O tão aclamado iPad – Primeira Geração é Single-core, daí vocês já podem ter uma idéia do que elas são capazes!
A dica é, descobrir qual o processador que a Tablet utiliza. Para ter uma experiência agradável e não ter a aquela sensação de que: “O que foi que fiz com o meu dinheiro!”, procure por Tablets que utilizem ARM Cortex 7 ou superiores. Caso você esteja buscando o iPad ou o Samgung Galaxy Tp1010, compre sem medo!  Quanto a memória, quanto mais melhor, mas o mínimo fica sendo 512 megas para poder ter um bom “multi-tasking”, ou seja, a capacidade de realizar múltiplas tarefas ao mesmo tempo!

Bateria

Fiquem atentos! Muitas xing-lings não chegam a durar 4 horas navegando na Internet! Portanto, leiam as especificações, e se ainda tiverem dúvidas, postem aqui para que possa ajudá-los a encontrar a informação correta. A minha Tablet por exemplo, chega a durar até 7 horas sob uso moderado!

Armazenamento

Todas as Tablets possuem memória interna para armazenamento, podendo ser de 2 a 64gb. A dica fica sendo se ela tem ou não suporte para armazenamento externo, como cartões de memória ou até mesmo o que chamamos de USB Host, que é a capacidade de utilizar a porta USB da própria Tablet para ler unidades de armazenamento, tais como pen-drives, HDs etc.

Conectividade

Wi-fi embutido é meio que um padrão, onde recomendo ficar atento se a mesma suporta ou não o tipo de rede que você tem em casa ou no trabalho! Procure saber se há suporte Bluetooth (caso isso seja essencial para você) e se tem suporte a rede de dados de telefonia, o famoso 3G. Os tablets mais famosos como Xoom, Galaxy Tab 10.1, Asus Transformer e HTC Flyer já estão vindo com suporte a rede 4G somente disponível para o povo lá fora. Espera-se que aqui no Brasil chegue antes da copa! Vamos torcer…

Acessórios

Não é bem uma dica, mas se você quer comprar uma Tablet para utilizar como Câmera Digital, verifique se a camera tem boa resolução. A LG lançou nos EUA o modelo G-Slate, que vem com Android 3.0, e 3D! Isso mesmo, pronta para assistir e gerar conteúdo 3D, pois vem com 2 câmeras traseiras para gerar o efeito!
Outros velhos conhecidos são os suportes (docks), teclados, cases (maletas) e as películas de proteção da tela.

Acessórios para tablets
Mais acessórios para tablets

E por último, o Sistema Operacional!

De todas disponíveis aqui no Brasil, temos somente em 2 “sabores”: iOS da Apple e o Android da Google. Vocês podem me perguntar: Qual é diferença? e a minha resposta é: Gosto. Os dois fazem as mesmas coisas, só que de maneiras diferentes. Vale a dica que o sistema operacional Android vem em diversas versões, desde a 1.5 a 3.2, sendo a 3.2 a ultima versão e disponivel somente para algumas tablets!
Ah, e uma diferença importante para quem quer imprimir documentos: o Android ainda não possui um “driver” para impressão, sendo então impossível imprimir documentos, emails etc. Já no iOS (da Apple), é possível imprimir! Não se esqueça de fazer essa comparação baseando-se nas suas necessidades, talvez imprimir documentos seja um dos principais motivos da sua compra!!! É possível imprimir em ambos os sistemas operacionais! No Android você precisa prestar atenção no modelo da sua impressora, para poder baixar o driver correto, mas nada que uma busca no Android Market não te ajude! É possível também utilizar o sistema nuvem da Google e imprimir de qualquer lugar do mundo desde que a sua impressora seja compatível com o serviço e registrada!
Espero que essas dicas ajudem vocês a escolher a melhor tablet para a suas necessidades, comprei a minha no começo do ano e estou muito feliz. Fui para a linha “genérica” ou melhor, baixo custo e bons benefícios. Atualmente estou rodando a versão Android 2.3 no meu Nook Color da B&N!
Caso vocês tenham qualquer pergunta ou dúvida, sintam-se a vontade em me contatar pelo blog, facebook, twitter, email e por onde mais puderem!
E por fim, teremos mais um OS para concorrer no mercado atual, o Windows 8! Fiquem atentos para as novidades !
Obs:tablet's bom tem multi toque aceitam mais de 1 toque por vez no caso 5 ou mais...
E se curtiram, não esqueçam de clicar e divulgar este post para seus amigos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário