segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Hackers pretendem lançar satélite ao espaço


Os planos para enviar um satélite ao espaço acabam de ser revelados por um grupo de hackers, durante a Chaos Communication Congress (CCC), sediada em Berlim, Alemanha. Os precursores do projeto HackerSpace Global Grid planejam ainda construir estações terrestres para se comunicar com os satélites.
Outros amadores no assunto já tentaram colocar satélites em órbita, mas com o tempo provou-se difícil manter o rastreamento da localização exata do dispositivo. De acordo com Armin Bauer, um dos entusiastas por trás do projeto, “profissionais podem rastrear satélites da Terra, mas geralmente eles não precisam fazer isso, pois se você pagar uma considerável quantia em dinheiro (para mandar o satélite em um foguete), ele o colocam em um local exato”.
Dessa forma poderia ser possível colocar o satélite sobre a linha do Equador, o que permitiria ao dispositivo coincidir com o movimento terrestre e parecer estático quando visto da Terra. Porém, para o professor Alan Woodward, da Universidade de Surrey, isso iria gerar um novo problema. “Nesta linha, o satélite ficaria tão longe da Terra, que o sinal sofreria um grande atraso. Tal situação iria interferir com certas aplicações”, afirmou Surrey em entrevista à BBC.
Já quanto aos motivos que levaram o grupo a pensar nesse projeto, o hacker Nick Farr disse que o principal objetivo é o de encontrar uma alternativa para se sobrepor às ameaças de censura na rede (referindo-se ao SOPA). Para Farr, um satélite iria proporcionar uma internet livre, longe de entidades terrestres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário