quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Será este o dinheiro mais seguro do mundo?

Se tudo correr como o planejado, logo o suprimento de notas monetárias estará mais seguro do que nunca (além de visivelmente muito mais interessante). Usando uma sequência de furos microscópicos, cientistas de uma empresa de segurança de Toronto, no Canadá, desenvolveram um display que emite um brilho típico de LEDs, mas sem usar nada além de luz refletida.

Usando uma espécie de furadeira, a Nanotech Security é capaz de imprimir seus minúsculos furos nas notas mesmo depois de elas já terem sido produzidas, instantaneamente transformando a área impressa em algo que lembra um pequeno painel de LEDs.

Os resultados não são só visualmente atraentes, como também são úteis para guardar informações. Isso porque pode ser possível guardar informações que só sejam vistas com luz infravermelha ou ultravioleta, abrindo o potencial para a colocação de marcas invisíveis às notas, mas que podem ser capturadas por máquinas.

Esta tecnologia pode ser utilizada em diversos outros campos, como na impressão de algo que lembre pequenos hologramas em pílulas de remédios, facilitando a identificação dos medicamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário