quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Trasformando personagem

Transformando o personagem

Versão do Game Maker: Qualquer uma
Nível de Experiência: Intermediário

Descrição:


Matéria simples e fácil de entender.
Nela você aprenderá como fazer o seu player se transformar com apenas uma variável. Atenção: na matéria não possui o movimento do personagem, você precisa adequa-la com ele.



1º - Material

spr_par_transform //sprite do objeto parado
spr_and_transform //sprite do objeto andando
spr_pul_cai_transform //sprite do objeto pulando/caindo

2º - Programando...

Primeiro, temos que criar a variável para indicar se o personagem está transformado ou não, então adicione esse código no evento Create do seu personagem:

CÓDIGO:
var_transform=false; //não está transformado


Agora, nas ações de pular, andar, cair, ficar parado e etc você deve colocar um comandoif. Ex:

CÓDIGO:
if var_transform=false
{
if andando=true //se estiver andando sem estar transformado
{
sprite_index=spr_andando //anda sem estar transformado
}
}
else
{
sprite_index=spr_and_transform //anda com a sprite do player transformado
}

/*Explicações:
Se a variável "var_trasform" for falsa, ele se movimenta com a sprite dele normal (não transformado), mas se for verdadeira, ele anda com a sprite dele transformado.*/


Esse aí é o básico, agora, devemos fazer a variável ser "true", então, crie um evento colision do player com algum objeto de força, poder... e escreva o seguinte código:

CÓDIGO:
var_transfom=true //se transforma


Prontinho, mas vocês dizem:
Mas é só isso?, e o pulo, a queda, parado...
Apenas faça como fiz no código:

CÓDIGO:
if var_transform=false
{
if andando=true //se estiver andando sem estar transformado
{
sprite_index=spr_andando //anda sem estar transformado
}
}
else
{
sprite_index=spr_and_transform //anda com a sprite do player transformado
}

/*Explicações:
Se a variável "var_trasform" for falsa, ele se movimenta com a sprite dele normal (não transformado), mas se for verdadeira, ele anda com a sprite dele transformado.*/


Só que com as ações dele parado, pulando e caindo.

Mas você também pode incrementar, colocando ataques, poderes, caso ele esteja transformado^^

Viu como é simples fazer o seu personagem se transformar?

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