sexta-feira, 11 de novembro de 2011

EUA gastaram 24% mais em MMOs free-to-play em 2011

Segundo a analista de mercados NewZoo, os usuários estadunidenses de MMOs gastaram 24% mais em MMOs free-to-play (gratuito para jogar) durante 2011 — em comparação com o ano passado. De acordo com a empresa, US$ 1,2 bilhão (R$ 2,1 bilhões) devem ser gastos até o final do ano com a jogatina.

De acordo com o estudo MMO Games Market Report, 47% dos gastos com MMOs foram empenhados em jogos free-to-play, comparados com 39% em 2010. Essa porcentagem é de 53% na Europa, 51% na Asia e 59% nos mercados emergentes. “O mercado de MMOs está rapidamente se tornando global”, afirmou o CEO da NewZoo, Peter Warman, em entrevista ao site Gamasutra.

Segundo Warman, “tem se tornado cada vez mais importante para os desenvolvedores e publicadores de MMOs pensar cuidadosamente em que títulos publicar em quais territórios, e em como adaptar os jogos de acordo com as preferências locais, incluindo modelos de monetização que funcionem melhor [em cada caso]”.

Ele continua: “demissões recentes e a morte súbita de Lego Universe são sérios avisos à indústria de MMOs. O sucesso dependerá fortemente de como as companhias do gênero estenderam a sua jogabilidade única e a sua propriedade intelectual através de todas as plataformas, especialmente a telefonia móvel”. Ademais, o estudo também descobriu que os jogadores estadunidenses gastam 26 milhões de horas por dia jogando MMOs, com um gasto total de US$ 2,6 bilhões (R$ 4,6 bilhões).


Nenhum comentário:

Postar um comentário