segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Ataques na internet estão cada vez mais elaborados. Você sabe se defender?

Chegou a hora da resposta. Olha só: aqui estão 2 campos suspeitos: o sistema pediu que você confirmasse não só a sua pergunta secreta, como também a resposta para ela! Com essa informação, que está sendo enviada não para o banco, mas para o criminoso, ele consegue resgatar a sua senha e realizar qualquer transação na sua conta corrente. E por que o banco teria interesse em confirmar o seu login, se essa tela só apareceu depois que você entrou no sistema? Ele já não saberia quem é você? O pior é que muita gente – mesmo os mais espertos - cai nesse tipo de ataque... Você pode não identificar, mas os especialistas em segurança fazem o trabalho por você.
JR explica que você acaba pensando que é um aplicativo normal, ou um SMS que vão te mandar para validar o processo, e aí você entrega alguma informação pessoal: seja seu número de celular ou qualquer outro dado. "Ao responder aquele SMS, você passará a ser cobrado, por exemplo, US$1 todos os meses. Algumas vezes eles cobram até mais, mas quando é só US$1 você não vai perceber, não vai questionar. E isso acaba se arrastando por meses e meses e meses...No Mac e no iOS, os ataques também têm sido bastante inteligentes. Por mais que nunca tenham sido afetados, os usuários desses sistemas operacionais já convivem com o "fantasma" dos vírus. Neste caso, os criminosos andam produzindo pop-ups e anúncios que dizem que aquele computador está infectado, e sugerem uma vacina para solucionarem o problema. É claro, essa vacina mostrada no anúncio é paga... e, na dúvida, muitos usuários acabam caindo na cilada e dando o número do cartão de crédito para o vendedor do produto falso. A ideia, aqui, é atingir cada vez mais pessoas e fazer com que elas acreditem e comprem, de forma legal, os produtos que na verdade não servem para nada!

O pior de tudo é que a legislação não oferece muitas opções para os usuários lesados... Normalmente, essas empresas estão sediadas em países onde as leis são mais permissivas, e transações desse tipo podem ser consideradas normais. Então, a saída para não ser prejudicado é prestar atenção nas dicas e ter um antivírus atualizado. E já que é assim, preparamos uma boa surpresa. Vamos distribuir 20 licenças de um antivírus pago, para que você proteja seu computador. Acesse agora o nosso site e veja como participar. Corra lá e se proteja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário