domingo, 16 de outubro de 2011

Quer saber como anda sua popularidade na web?

Em "My Impressions", o site mostra como as pessoas veem seu perfil, além de outros dados como nuvem de palavras mais usadas e gráficos de suas ações no Facebook, onde você vê suas atividades por hora ou por dia da semana. As cores indicam se seus posts são considerados negativos ou positivos. Quanto mais verde, melhor.

Já em "My Inappropriate Content", você confere se possui algum conteúdo considerado inapropriado em algumas das redes sociais. E em "My Networks", você vê dados de todas as suas conexões. O site também exibe alertas de segurança que informam se alguma informação postada nas redes sociais pode ser prejudicial para você na internet. Qualquer item que for considerado inseguro poderá ser listado para que você faça as devidas mudanças.

Outro que reúne suas principais redes sociais numa única janela é o Hoot Suite. O site oferece duas opções, uma paga, que custa US$6 (cerca de R$10), e outra gratuita, já com muitos recursos. Após se cadastrar, você será direcionado para sua homepage, na qual o próprio site dará algumas opções de redes que você pode acoplar à página, como Twitter, Facebook e Linkedin. A partir daí não tem mais segredo: selecione os serviços que quiser através do login de cada uma de suas contas e todos eles ficarão separados por abas no site. A visualização é separada por colunas: os Tweets, por exemplo, são divididos entre a página inicial, replies, mensagens privadas e tweets enviados. Já no Facebook as divisões são feitas pelas atualizações de notícias e fotos dos seus amigos.

Tem mais! O Sociorama é uma ótima opção para quem quer ver todo seu histórico de vida na web. O aplicativo reúne vários links pelos quais você se conecta através do Twitter e Facebook, com a possibilidade de comparar todos eles com os seus amigos. Assim, você visualiza por tabelas e gráficos seu grau de popularidade com os demais usuários. Legal, não é?

O Twitter é quem tem mais ferramentas para analisar sua popularidade na internet. Entre as mais conhecidas estão o TweetStats e o TweetRank. Ambas mostram através de gráficos os níveis de atividade do usuário e dos seguidores, desde sua entrada no microblog. Entre as tabelas do TweetStats estão "replies para", indicando quais são os seguidores com os quais você mais fala, "who you retweet", de quem são a maioria dos seus retuítes.

No TweetRank você acompanha listas de todas as contas do Twitter. Ao acessar um perfil - o seu mesmo, por exemplo -, você visualiza tabelas com vários dados sobre o quanto seu perfil é popular, incluindo a influência dos seus tweets. Essas estatísticas, por exemplo, mostram qual foi o progresso - ou regresso - que você teve nos quesitos Seguidores, Amigos, Listas e Tweets, desde a criação do seu Twitter.

E ainda tem mais no Twitter. O Tweet Opinião cria enquetes para o microblog, com perguntas que podem ser respondidas através de múltiplas escolhas. No término da enquete, o site mostra um gráfico com os resultados da pesquisa. Já o Hashtags utiliza um filtro que se baseia apenas, é claro, em hashtags.

Quer checar sua fama digital e acompanhar como andam suas atividades nas redes sociais? Nos links que acompanham essa matéria você encontra sites que fazem a medição de sua popularidade na web, além de matérias voltadas para esse assunto. Como uma entrevista feita com o presidente da E.Life, outro site que se dedica a fazer medições na Web. Tem também os links para 3 serviços brasileiros de medição. Eles estão entre os mais usados pelas empresas para aferir o desempenho delas nas redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário