terça-feira, 18 de outubro de 2011

guerra intel e amd


A guerra dos processadores acaba de ganhar mais um importante capítulo e a nova página foi escrita pela AMD. A empresa lançou recentemente o modelo FX-8150, baseado na arquitetura Bulldozer, e que passa a ser a CPU mais rápida entre os produtos da companhia. Com 3,6 GHz e oito núcleos, o FX-8150 chega ao mercado por cerca de US$ 280.

O baixo preço o coloca entre o Core i5-2500K e o Core i7-2600K, ambos da Intel. Contudo, análises iniciais de sites internacionais especializados apontam para um produto com ótima relação custo-benefício, capaz até mesmo de, em algumas situações, mostrar-se superior aos rivais de preço mais alto.

A AMD decidiu reestruturar a arquitetura dos seus processadores, recomeçando os trabalhos praticamente do zero. Entretanto, as características positivas da CPU foram mantidas. Com o posicionamento das peças alterado, a família Bulldozer passará a trabalhar com módulos, cada um deles composto por dois núcleos.

Na prática, a estruturação dos blocos internos da arquitetura Bulldozer deve permitir que o ganho de desempenho seja significativo. Além disso, as novas instruções internas, agora AVX – presente nas CPUs Intel Core –, AES e LWP, servirão para que os programas possam aproveitar melhor o processamento das CPUs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário