IA de plataforma e Top view
Plataforma:Game Maker 8
Experiência: Intermediário
Descrição:Irei explicar como fazer o inimigo seguir o player quando estiver perto
e atacar quando estiver muito perto
Plataforma:
No evento Step do inimigo clique na aba control e arraste o Execute Code para a coluna das Ações
Digite o seguinte codigo:
- CÓDIGO:
if player.x>x and distance_to_object(player)<250//se a distancia do inimigo com o player for menor que 250
{
x+=4//vai para a direita
}
if player.x{
x-=4// vai para a esquerda
}
if player.x>x and distance_to_object(player)<10// se o nimigo estiver muito perto do player
{
sprite_index= spr_inimigo_atacando// ele ataca
}
if player.x{
sprite_index= spr_inimigo_atacando// ele ataca
}
if place_free(x,y+1)// se estiver livre de colisões
gravity=0.5//a gravidade é 0.5
else//senao
gravity=0//é 0
Top View:
No evento Step do inimigo clique na aba control e arraste o Execute Code para a coluna das Ações
Digite o seguinte codigo:
- CÓDIGO:
action_potential_step(player.x,player.y,3.5,1)// segue o player desviando dos blocos
if player.x>x and distance_to_object(player)<10// se o nimigo estiver muito perto do player
sprite_index= spr_inimigo_atacando// ele ataca
if player.x
sprite_index= spr_inimigo_atacando// ele ataca
Nenhum comentário:
Postar um comentário