terça-feira, 20 de setembro de 2011

Inteligencia artificial em plataforma

IA de plataforma e Top view




Plataforma:Game Maker 8

Experiência: Intermediário

Descrição:Irei explicar como fazer o inimigo seguir o player quando estiver perto

e atacar quando estiver muito perto


Plataforma:


No evento Step do inimigo clique na aba control e arraste o Execute Code para a coluna das Ações

Digite o seguinte codigo:


CÓDIGO:

if player.x>x and distance_to_object(player)<250//se a distancia do inimigo com o player for menor que 250
{
x+=4//vai para a direita

}

if player.x{
x-=4// vai para a esquerda

}

if player.x>x and distance_to_object(player)<10// se o nimigo estiver muito perto do player
{
sprite_index= spr_inimigo_atacando// ele ataca
}

if player.x{
sprite_index= spr_inimigo_atacando// ele ataca
}
if place_free(x,y+1)// se estiver livre de colisões
gravity=0.5//a gravidade é 0.5
else//senao
gravity=0//é 0


Top View:


No evento Step do inimigo clique na aba control e arraste o Execute Code para a coluna das Ações

Digite o seguinte codigo:


CÓDIGO:
action_potential_step(player.x,player.y,3.5,1)// segue o player desviando dos blocos

if player.x>x and distance_to_object(player)<10// se o nimigo estiver muito perto do player

sprite_index= spr_inimigo_atacando// ele ataca


if player.x
sprite_index= spr_inimigo_atacando// ele ataca

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